Nossa filosofia e compromisso

Por que o nome Bujutsu Shiun Dojo?

Antes de aprender o que significa o nome da nossa escola, vamos nos deter, primeiramente, no significado isolado das palavras e, dessa maneira, assimilar mais facilmente o correto sentimento da escola e o propósito da nossa missão.

 

bu – guerra, combate

Originalmente o ideograma (kanji), bu, vem do chinês wu-shu que se refere as artes marciais chinesas. No Japão, tem-se a mesma leitura, porém, com um significado um tanto diferente. No sentido de conduzir a nossa consciência à ideia da guerra, da estratégia militar ou do combate, não necessariamente designando ou fazendo alusão às artes marciais em particular.

 

jutsu – arte, habilidades

Esse termo está presente em escolas mais antigas do Japão e não se refere apenas às artes marciais. É possível encontrar o kanji jutsu em escolas de caligrafia, pintura, música, em seitas budistas, entre outras. Porém, nas artes marciais japonesas, jutsu sugere a expressão mais sublime do termo arte e a capacidade de dominar com profunda maestria determinadas habilidades de estratégia e combate, armado e desarmado.

shi – samurai, guerreiro

Esse termo está presente no código de honra samurai, bushido, e designa o verdadeiro espírito do guerreiro japonês. É comum encontrar essa palavra nas escolas budistas em nomes de leigos ou monges, geralmente quando o religioso, antes da vida sacerdotal, era ou ainda o é, profissional de polícia, de artes marciais ou de atividades da segurança em geral. A palavra shi, também, faz referência às virtudes de servir e proteger, atributos de um autêntico guerreiro pacífico.

 

um – nuvem, firmamento

É um termo pouco usado no cenário das artes marciais. É mais comum nas escolas budistas e de sabedoria japonesa. Sugere o movimento harmonioso das nuvens. Traça um sentimento, onde, a priori, é conduzir o Dharma (verdade) a todos os lugares. Nos convida à reflexão e a analisar as situações de um panorama mais amplo, como se estivéssemos sobre as nuvens, e que nos permita ver e perceber todos os cenários possíveis. 

 

do – caminho, jornada

O ideograma do, em japonês, vem do chinês tao, que faz alusão ao Cosmos e suas leis. É comum encontrarmos esse termo em diferentes escolas de sabedoria, religião e artes do Japão.  Sugere o Caminho, a Via pelo qual o indivíduo precisa percorrer para encontrar seu propósito existencial, sua vocação e missão e, então, se devotar a esse Caminho como diretriz central de sua vida. O sentimento central sugerido pela palavra do é, essencialmente, de inspirar o coração dos praticantes a encontrar contentamento no aqui e agora (tada-ima) e desenvolver a atenção por todas as coisas que se apresenta no momento presente.

 

jo – local, espaço

É um termo utilizado para designar o espaço físico, o local onde se pratica, onde se desenvolve como guerreiro e ser humano. É a casa sagrada de cultivo do corpo, da mente e do espírito.

O termo Shiun

Shiun é uma palavra presente no pensamento zen, de origem chinesa e com leitura no Japão, associada a escolas de sabedoria, religião e/ou tradições culturais e marciais embasadas na tradição budista. Sua tradução sugere: Samurai das Nuvens.

A palavra é, especialmente, um nome sagrado do Dharma, um nome iniciático, e me foi presenteado, em 2016, no Templo Taikozan Tenzuizenji em cerimônia de iniciação ao Dharma de Buda pela minha primeira mestra Zen, Monja Coen Senei. Simboliza àquilo que nunca devo me esquecer e que me comprometi a proteger. É meu caminho de prática incessante na disseminação do Dharma. Segundo a Sensei, Monja Coen, o nome Shiun reverencia a jornada de íntimo contato com as artes marciais desde a minha infância.

A escola Bujutsu Shiun Dojo

O termo japonês Bujutsu Shiun Dojo traduzido para a língua portuguesa sugere: Espaço da jornada do guerreiro celestial de antigas habilidades marciais. É uma escola de artes marciais tradicionais e cultura japonesa, fundada e dirigida pelo Sensei Shiun (Jefferson Flausino), que vem desde 1990 estudando as antigas artes da guerra e desenvolvendo o potencial humano dos seus seguidores pelas artes marciais. O nosso Dojo (local sagrado) está aberto a todos que buscam a legitimidade das artes marciais. Oferecemos métodos de autoproteção e suficiência que resgatam o legado samurai e shinobi, valorizando a sua cultura, filosofia e comportamento. O Bujutsu Shiun Dojo é um grupo oficial da escola Koka Ryu Banke Shinobi no Dem, com sede na cidade de Mie - Japão, tendo como sucessor histórico o último shinobi, Soshike Jinichi Kawakami. Portanto, nos sentimos muito honrados em transmitir no Brasil os ensinamentos dessa tradição secular.

© 2018 Shiun Dojo / Todos os diretios reservados