Shihan José Defez

Desde o ano de 2003 o Sensei José Defez, e tempos depois, outros membros incorporados à tradição, iniciaram seus treinamentos de Shinobijutsu e Bujutsu no Japão, das escolas Koka e Iga da família BAN, orientados, sempre, pela tradição antiga de acordo com as diretrizes do Soshike Jinichi Kawakami, vigésimo primeiro sucessor Shinobi e do Shihan. Yasushi Kiyomoto. Desde então são feitas viagens ao Japão todos os anos para continuar o treinamento e aprimorar o conhecimento.  Como prova e reconhecimento desse esforço contínuo, o Sensei José Defez recebeu diferentes Mokuroku (pergaminhos que comprovam formas antigas de domínio técnico e graduação) e em 2011 foi honrado com a certificação Shikatsu Menkyo e em 2013 com o Menkyo (diploma maior) de Shinden Fudo Ryu.  Durante esses anos, outros membros da escola também receberam Mokuroku.

O Sensei Defez foi o primeiro estrangeiro a representar oficialmente a tradição Shinobi de Koka, da família Ban, fora do Japão.

 

Em 2019 o Sensei José Defez, a convite do Shiun Dojo, ministrou em São Paulo o primeiro seminário brasileiro de Shinobijutsu da antiga escola Banto Koka Ryu Banke Shinobi no Den.

  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 Shiun Dojo / Todos os diretios reservados