Buscar
  • Jefferson Shiun Flausino

Saiba o que são as artes Shinobi No Jutsu, Ninjutsu, Ninpo e Nindo

Atualizado: Jun 29



A Arte Shinobi é pouco conhecida pela maioria das pessoas no ocidente. Mas certamente você já ouviu falar da classe guerreira que essa arte formava no Japão antigo, a classe dos lendários Ninjas.  Isso mesmo, o Shinobi No Jjutsu, popularmente conhecido nas Artes Marciais por Ninjutsu é a ancestral arte do guerreiro Ninja. - ou Shinobi No Mono na tradição mais antiga.

Shinobi No Jutsu é o termo japonês para o conjunto de habilidades, métodos e conceitos que habilitam o trabalho de um agente de inteligência, de um estrategista Shinobi. Esse trabalho implica, dentre uma grande profusão de disciplinas, em dominar um rico repertório de técnicas físicas e mentais das Artes Marciais antigas, Bujutsu, e a apropriação de diferentes faculdades do conhecimento.

A prática e estudos na carreira do Shinobi No Mono - nome que antecede o popular Ninja, é incessante. Seu treinamento é extremamente severo e duro. Não há espaço para a possibilidade do fracasso. Na tradição isso significava a morte.


Shinobi No Jutsu é formado, essencialmente, por dois componentes. O kanji (vocábulo chino-japonês), Shinobi (忍), que pode ser lido, também, como Shinobu ou Nin , e nessa leitura significa; sombras, oculto e/ou sigilo. E o kanji, Jutsu (術), que significa, basicamente; arte, habilidades ou conjunto de técnicas. Portanto, segundo a literatura japonesa e importantes convenções historiográficas, para tratar ou especificar apropriadamente a técnica marcial da classe Shinobi, usamos o termo Shinobi No jutsu ou, Shinobijutsu a arte das sombras ou a técnica do sigilo, entre outras possíveis traduções. Essa denominação com explicações detalhadas é facilmente encontrada em pergaminhos históricos desde o período medieval ao pré-contemporâneo (makimono) no museu Ninja de Iga-Ueno e departamento de história da Universidade de Mie, na província de Mie – Japão. Então, se desejamos nomear de forma mais técnica, histórica e precisamente a antiga arte marcial do guerreiro shinobi, é mais adequado nomear de Shinobi No Jutsu - A Arte do Shinobi.


Já o termo Ninpo é um grupo das tradições marciais relacionadas desenvolvidas no período contemporâneo. Está embasada na tradição do Shinobi No Mono mas não são, técnica e historicamente, a mesma coisa. O termo Ninpo, como um estilo de Arte Marcial, parece ter surgido a partir de um movimento de sistematização de métodos de combate e psicologia marcial organizados por Toshitsugu Takamatsu - contemporâneo de alguns Ryu (escolas) de Bujutsu conectadas a tradições Shinobi de Iga.. que se embromaram no Japão pé-contemporâneo, e que foram combinadas no período moderno sob um sistema marcial detalhado. Então, podemos concluir que o Ninpo é uma Arte Marcial recente quando comparada à inúmeras Koryu Bujutsu (antigas escolas de Artes Marciais). Este sistema inclui, basicamente, dezoito habilidades marciais (bugei juhappan) para o guerreiro (bushi) comum, e um grupo especial de dezoito habilidades marciais avançadas (ninja no juhakkei). Porém, outro componente do Ninpo é tão ou mais importante que as trinta e seis faculdades marciais. Despertamos com a prática das técnicas e conceitos, uma visão precisa e real do mundo, um pensamento convicto e uma filosofia prática de vida. Esta visão de um mundo de paz enfatiza a natureza defensiva de Ninpo e a necessidade de se desenvolver um coração benevolente.


A palavra Ninpo (忍法) é composta por dois caracteres. O primeiro, Nin,” (忍) que significa, literalmente, a paciência, o perseverante e o resistente. O kanji é composto por dois caracteres que sugere uma lâmina colocada sobre o coração/mente. Há vários motivos simbólicos ao ideograma Nin. Um deles sugere que a lâmina força o coração/mente a renascer no âmago do Ser para que ao fim se persevere nobremente. Já um outro motivo é que o coração/mente deve ser tão afiado e puro quanto à espada.


O segundo vocábulo,Po ou Ho,” (法) é filosoficamente mais complexo de se definir, pois ele tem uma forte conotação Budista. No japonês moderno este vocábulo, Ho, é usado para a palavra “lei” (no sistema jurídico), mas no termo Ninpo, faz referência ao motivo Budista da Lei Universal, em Sânscrito, a palavra é definida como Dharma (Jp. A lei), este termo tem um motivo profundo e complexo, mas significa, essencialmente, fatores da existência em um determinado nível, realidade final em outro nível, doutrinas budistas e pensamento, contudo num outro nível. O resultado de combiná-lo com o primeiro vocábulo Nin” produzem o termo (Ninpo) que poderia ser compreendido como realidade final e eterna do perseverante e do ser.


Quanto ao termo Ninjutsu (忍術), certamente é o mais conhecido e usado por muitas escolas modernas de Artes Marciais Ninja. Pode significar, essencialmente, habilidades do perseverante. É um termo histórico e, originalmente, não estava associado às Artes Márcias como um sistema de treinamento em habilidades de combate e, sim, como um guia de estratégias militares, psicologia marcial e inteligência no campo de coleta de informações, algo como espionagem. Foi somente no século XVII que surgiu oficialmente o termo Ninjutsu. Segundo os registros históricos Bansenshukai, Ninpiden e Shoninki, literaturas clássicas japonesas que tratam o tema Ninjutsu, seus autores usam extensivamente a palavra Ninjutsu para consultarem essa tradição militar sem referências a habilidades de guerra no front de batalha. Historicamente, Ninjutsu é um termo geral para uma variedade de habilidades de inteligência e estratégia que compartilham de características comuns para o uso militar. Estas características incluem os grupos de pessoas que, no passado, se tornavam Shinobi, ou Ninjas - no período contemporâneo. Kawakami Soshike possui outros preciosos makimonos mais raros e pouco conhecidos relacionando o Ninjutsu como um de muitos guias para a formação do Shinobi No Mono. O próprio Kawakami Sensei afirma categoricamente que Ninjutsu não é Arte Marcial, pura e somente. Mas, sim, um guia de estratégia militar de apoio às escolas de Artes Marciais relacionadas a classe Shinobi. A combinação de métodos de combate convencionais (comuns a todas as classes guerreiras) e não convencionais (comuns apenas à classe Shinobi) é do período pré-contemporâneo em que o Ninjutsu em conjunto com o Shinobi No Jutsu foi usado mais extensamente, entre outras características.


Guarde bem esta informação. Embora o termo Ninpo esteja em uso desde a segunda guerra mundial, a maioria das pessoas só reconhece a arte do Ninja através do termo Ninjutsu. Para estas pessoas, há apenas uma pequena ou insignificante diferença entre os termos. Porém, Ninpo e Ninjutsu são muito diferentes, e a diferença deve ficar clara para as pessoas que estejam realmente interessadas no correto aprendizado das técnicas.


O nome de muitas Artes Marciais inclui o caractere ou ideograma, , que significa caminho; no entanto, quando nos referimos a Ninpo, Dô não é usado. Ao invés disso, Ho (que pode ser lido como Po em algumas combinações) é usado. Ho é frequentemente encontrado em nomes de religiões, como em Buppo (traduzido como A Lei de Buda, com o sentido literal de Verdade Eterna). Ninpo usa Ho porque essa arte marcial tem um profundo significado religioso. Ninpo apareceu da união de duas partes: arte marcial (Bumon) e religião (Shumon). Em analogia, considere Bumon a mão direita, e Shumon a mão esquerda: Possuir ambas confere um corpo balanceado. Isso é comparável ao sentimento da força masculina, Yo (Yang) e da força feminina, In (Yin) na filosofia chinesa do universo em equilíbrio.

Os termos Jutsu, e Ho possuem diferentes significados, melhor compreendidos se imaginarmos uma montanha. Nesse contexto, a explicação de uma técnica para subir a montanha é Jutsu. A área de rotas disponíveis, de agradáveis a difíceis, levando ao topo da montanha é . não é exclusivo para Artes Marciais, também se aplica para artes como dança, música e pintura. As Artes Marciais que usam o termo ensinam caminhos para alcançar o topo da montanha. É raro encontrar aqueles que obtiveram sucesso em alcançar esse objetivo, e uma vez que eles lá chegam, para onde mais eles podem ir? Ho é a nuvem flutuando no céu, acima dessa mesma montanha. Praticantes de Ninpo sobem nessa nuvem, saboreiam agradáveis momentos com a natureza e vivem para sempre. O caractere chinês para Ho é composto por dois radicais. O primeiro, sanzui, significa água; O segundo, saru, significa avançando. Junta-los resulta literalmente em água avançando.

Já ao termo Nindo, é o mais recente. Nin (忍) que sugere, como nas interpretações anteriores: paciência, resistência e perseverança, e Do (道) que significa: Caminho, como uma jornada espiritual - o vocábulo Do vem do mesmo kanji chinês que sugere a filosofia Taoísta. Esse sistema moderno de Arte Marcial, organizado com o apoio da prefeitura japonesa de Mie, é um movimento de divulgação da cultura Ninja e, em especial, de resgate do legado Shinobi. Além da promoção da Arte Marcial Ninja, o movimento incentiva o turismo e ampla divulgação de tudo o que se relaciona com o popular movimento Ninja. Kawakami Sensei, inclusive, foi convidado a ajudar na organização do método de ensino e a definir padrões de treinamento que envolvem, por exemplo, progressão silenciosa, conhecimento teórico-prático das principais armas Ninjas práticas de meditação e respiração - para controlar o corpo e a mente -, alimentação típica, estudo dos textos tradicionais Shinobi entre outras técnicas e conceitos. Mas é importante compreender que Nindo não é uma espécie adaptada ou facilitada de Shinobi No Jutsu ou Ninpo. Cada sistema, escola ou estilo, tem sua própria metodologia, relevante momento na história e características muito particulares. Mesmo estando todas conectadas à cultura Shinobi são propostas totalmente diferentes.


Então, para que tenhamos um raciocínio objetivo sobre as técnicas e escolas, podemos compreender, resumidamente, as diferenças entre os termos da seguinte maneira:


Shinobi No Jutsu / Shinobijutsu - Nome e original da arte do Shinobi No Mono (guerreiro das sombras. Conhecido popularmente a partir de 1960 como Ninja). Sua arte envolve: Estratégia militar, psicologia, farmacologia, esoterismo religioso ou magia, alimentação, artes marciais, criptografia, reeducação das faculdades físicas e mentais, apropriação de diferentes tipos de conhecimento, entre outras. É uma prática vitalícia, dura e extrema;


Ninjutsu - Guia de estratégia e inteligência militar, não ortodoxa, para coleta de informações, acesso às vulnerabilidades do inimigo, sabotagem, invasão e ferramentas para progredir, observar e evadir-se do território inimigo. Foi sistematizado, literariamente, no período pré-contemporâneo e agregado como guia de apoio às escolas de formação Shinobi.


Ninpo - Sistema flexível e integrado de Artes Marciais e práticas religiosas conectado a escolas de formação Samurai e Shinobi. (lembrando que, em termos de operacionalidade, não há diferenças práticas entre as classes Samurai e Shinobi. Esses papeis, costumeiramente, se invertiam dependendo da ocasião e missão). Foi desenvolvido no período contemporâneo e sistematizado logo após a Segunda Guerra Mundial.


Nindo - Arte Marcial moderna cuja metodologia desenvolve técnicas Shinobi adaptadas a quem não é, ainda, profundo conhecedor ou praticante antigo de Artes Marciais mas busca uma experiência com o modo de vida Ninja. Valoriza o estudo teórico-prático da cultura Ninja em conjunto às visitações a templos religiosos, práticas em locais sagrados da tradição Shinobi,, estudos historiográficos do acervo do museu Ninja de Iga-Ueno, entre outras. A graduação é por faixas coloridas, como em outras Artes Marciais modernas.



Fontes e referências bibliográficas

  • Transmisionn Shinobi De La Família Ban De Koka - José F. Defez Gómez, Amazon, 2017

  • Ninpo Secrets, Shoto Tanemura, 2003, G.W.N.B.F. Japan

  • Bansenshukai, Ninpiden e Shoninki

  • Pesquisa livre


206 visualizações
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 Shiun Dojo / Todos os diretios reservados