Jinichi Kawakami Soshike

JInishi Kawakami, Soshike - O último Ninja

 

A história japonesa e suas grandes conquistas no âmbito sócio cultural está, indiscutível e intimamente, ligada à fascinante tradição marcial dos Samurai/Bushi e do Shinobi No Mono.

 

É notório e comprovado por muitos historiadores que as artes marciais japonesas contribuíram para a construção e o comportamento da cultura nipônica. Inclusive, podemos encontrar hoje em dia uma grande profusão de escolas de artes marciais em quase todas as cidades do Japão e, claro, como sabemos, por todo o mundo.  Porém o que pouca gente sabe é que pouquíssimas escolas (ryu) de artes marciais mantém sua originalidade mediaval. Sua forma antiga de treinamento e sem adaptações ao período moderno. E uma dessas escolas, Koka-Ryu Ban-To, pertence ao vigésimo primeiro sucessor, Jinichi Kawakami – Koka Shinobi no Den Soshike.

 

Dentro desse contexto, mais ortodoxo, a maneira correta de se referir a Kawakami Sensei como o herdeiro direto e líder da transmissão Shinobi de Koka, é através da denominação koka Shinobi No Den Soshike.

 

Soshike (herdeiro ou sucessor) é um termo de grande mérito. É um título que expressa a mais alta hierarquia numa tradição muito antiga de Bujutsu (artes marciais) e, portanto, mais adequado que a palavra Soke (termo usado hoje em dia por algumas escolas do Japão e que sugere, basicamente, o mesmo significado que Soshike).

 

Jinichi Kawakami, Soshike, é amplamente reconhecido em todo o Japão como herdeiro dessa linhagem marcial com centenas de anos. Foi o último de uma linhagem que recebeu treinamento de Shinobijutsu desde a sua infância e, a ele, por mérito, foi outorgado o máximo conhecimento das tradições Shinobi das regiões japonesas de Iga, Koka, Konam e Tanba.

 

Kawakami Soshike iniciou seu treinamento na arte do Shinobi No Mono aos 6 anos de idade, e até a idade de 13 e 14 anos seu treinamento permaneceu em segredo, inclusive, para os seus pais. Esse treinamento, como era de costume desde a antiguidade, se fazia de forma oral, de Mestre a Discípulo. Apenas Kawakami Soshike recebeu seu treinamento do Soshike antecessor do clã Ban de Koka, Masazo Ishida Sensei, o vigésimo herdeiro e líder do Koka-Ryu Ban-To. Até onde sabemos, segundo historiadores e órgãos oficias do Japão, Kawakami Soshike é a única pessoa em vida que recebeu treinamento de Shinobijutsu na forma mais autêntica. Como era feito em suas origens.

 

Por causa da origem comum da tradição Shinobi, existem poucas diferenças entre as tradições Iga-Ryu Shinobi No Den  e  Koka-Ryu Shinobi No Den. Haja vista que ambas as regiões eram vizinhas e possuíam uma estrutura orgânica muito parecida. Kawakami Soshike, portanto, como herdeiro das linhagens dessas regiões detém a autoridade máxima sobre elas dentro de um contexto historiográfico. Tanto, que ele foi nomeado Diretor Honorável do Museu Ninja de Iga.

 

Em 2011 foi nomeado professor do Centro de Investigações Sociais da Universidade de Mie (Japão). Sendo responsável pelo estudo da Ciência Shinobi a fim de esclarecer a verdadeira imagem do Shinobi No Mono (guerreiros das sombras), resumindo o conhecimento e habilidades Shinobi, como, por exemplo, psicologia, codificação de informações, farmacologia, sociologia, estudos de sobrevivência, dentre outras, e de que forma esse conhecimento pode ou não ser aplicado nos dias de hoje.

 

Atualmente, Kawakami Soshike tem publicado vários livros sobre o Shinobi No Mono, porém, até o momento, todos em língua japonesa.

 

Kawakami Soshike nasceu e cresceu no distrito japonês de Uryu Wakasa, da prefeitura de Fukui. E em 1955, aos seis anos de idade, iniciou seu treinamento Shinobi com Masazo Ishida Sensei.

 

Ishida Sensei vivia em Kioto e costumava vir frequentemente a Uryu passar longos períodos. Ele foi militar das Forças Especiais e, antes, era vendedor de produtos de medicina tradicional, ente outras coisas.

 

Decidido a conservar e transmitir os ensinamentos secretos da Koka Shinobi No Den da família Bam. Ishida Sensei realizou vários testes com muita crianças da região de Uryu até encontrar a mais apta para ser treinada e, então, se tornar o próximo sucessor da família Bam. Jinichi Kawakami, portanto, é escolhido, dando continuidade a mais de cinco séculos de tradição.

 

Segundo um dos relatos de Kawakami Soshike sobre o seu Mestre, Ishida Sensei:

 

“Ele me ensinou a escolar casas e penhascos em toda a cidade. Como saltar de lugares muito altos e entrar silenciosamente numa casa. Me ensinou como submergir na água por longos períodos.  Assim como, utilizar uma grande variedade de ervas medicinais e venenosas enquanto fazíamos reconhecimento de campo nas montanhas.˜

 

Certamente que Kawakami Soshike  foi treinado em muitas outras disciplinas, como em escolas de Bujutsu e métodos de estratégia.

 

Nesse momento, Masazao Ishida Sensei tinha a idade aproximada de 70 anos e podia, ainda, realizar todo tipo de técnica com muita habilidade e, portanto, estar apto a transmitir seus conhecimentos de forma fidedigna ao seu discípulo, Jinichi Kawakami.  Essa transmissão ocorreu de forma plena, completa e oral, tal como é na tradição mais antiga. Ishida Sensei transmitiu tudo o que sabia ao seu sucessor.

 

Ainda que a residência de Ishida Sensei fosse em Kioto, seus antepassados eram de ascendência Samurai/Bushi  de Koka - na atual prefeitura de Shiga. Daí o seu interesse em encontrar um sucessor da mesma região.

 

Já no período Edo, depois dos tempos de guerra, a função original do Shinobi No Mono deixou de ser essencial e sofreu uma profunda transformação. Mas o Shinobijutsu, devido a sua grande relevância e, em especial, para assegurar sua sobrevivência, a técnica foi sistematizada e seu conhecimento secular pode ser reaprendido por todos os verdadeiros interessados.

 

Aos 18 anos de idade Kawakami Soshike se tornou o vigésimo primeiro sucessor direto da tradição Koka Shinobi No Den. Um ano depois, seu Mestre, Ishida Sensei, faleceu.

  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2018 Shiun Dojo / Todos os diretios reservados